Blog

Dr. Davidson Alba

Como funciona uma cirurgia endoscópica

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Como funciona uma cirurgia endoscópica

A cirurgia endoscópica, na especialidade neurocirúrgica, pode ser realizada tanto no cérebro como na coluna. Diferente de uma cirurgia convencional, a cirurgia endoscópica é realizada através do uso de um endoscópio, aparelho com uma câmera acoplada a ele que permite a visualização em alta qualidade de todo perímetro interno. Essas cirurgias podem ser realizadas exclusivamente com o uso do endoscópio ou assistidas por endoscopia, quando a técnica auxilia determinada ação delicada.

Na neurocirurgia ou cirurgias da coluna, a cirurgia endoscópica proporciona um procedimento menos invasivo, com menos riscos e uma recuperação mais rápida, além de oferecer ao médico cirurgião uma visão ampliada e detalhada da região, em diversos ângulos, projetada através do endoscópio. Essa visão só é possível com o endoscópio, e pode melhorar significativamente o grau de precisão e ressecção de lesões (quando é utilizada para esse fim), aumentando a efetividade do tratamento.

Uma cirurgia endoscópica pode ser indicada em diversos casos, como ressecção ou biópsia de tumores, retirada ou fenestração de cistos e em caso de doenças como hidrocefalia, cirurgias da coluna, neurocisticercose, tratamento de fístula liquórica, descompressão de órbita, malformações congênitas, entre outros.