Saiba mais sobre neurocirurgia funcional

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Saiba mais sobre neurocirurgia funcional

A neurocirurgia funcional é um dos ramos da neurocirurgia, que através de um procedimento invasivo ou minimamente invasivo e técnicas altamente modernizadas, visa o tratamento de problemas que atingem as funções neurológicas de um paciente.

Algumas doenças neurológicas crônicas ou mesmo a dor crônica podem ter como alternativa a neurocirurgia funcional, que pode consistir de uma neuromodulação, estimulação cerebral elétrica ou química, uso de eletrodos, sistemas de infusão de medicação analgésicas e radiofrequência.

Essa área da medicina cirúrgica vem ganhando cada vez mais aperfeiçoamento e crescimento, com constante atualização e procedimentos cada vez mais modernos, trazendo a oportunidade de tratamento para doenças que antes eram consideradas incuráveis ou intratáveis. Hoje, através de uma avaliação completa e trabalho multidisciplinar do pré ao pós operatório, já é possível ter maior compreensão de cada condição individual de um paciente e, através disso, oferecer a melhor forma de tratamento buscando o máximo de recuperação das funções neurológicas.

Algumas das doenças que podem ser tratadas através da neurocirurgia funcional:

• Dor crônica de origem neuropática;
  • Espasticidade;
  • Distúrbios do movimento (Doença de Parkinson, tremor essencial e distonias);
  • Epilepsia;
  • Neuralgia do trigêmeo;
  • Entre outras.

É importante apontar que cada paciente é singular e cada situação é única, portanto, é necessária uma análise minuciosa do quadro do paciente para proposta da melhor alternativa de tratamento, com o mínimo de danos à saúde e máxima qualidade de vida.

O Dr. Davidson Alba - Neurocirurgião é capacitado e treinado para realizar procedimentos da Neurocirurgia Funcional, e, também dispõe de uma equipe multiprofissional altamente qualificada para o tratamento durante o pré e pós-operatório.