Blog

Dr. Davidson Alba

Novembro Azul: Por que essa data é tão importante?

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Novembro Azul: Por que essa data é tão importante?

Infelizmente, ainda é muito comum entre os homens um preconceito em cuidar da saúde e bem-estar, por isso, em novembro, acontece a campanha de conscientização sobre a importância de realizar exames preventivos, especialmente quanto ao câncer de próstata.

O Novembro Azul busca, então, dar visibilidade a uma das doenças com maior prevalência no mundo, o câncer de próstata. Essa doença atinge cerca de 15% dos homens e acomete, principalmente, maiores de 65 anos.

Geralmente é uma doença de desenvolvimento lento e assintomático, por isso, requer que sejam realizados exames de prevenção e diagnóstico anualmente. Entretanto, ainda é possível perceber alguns sintomas comuns relacionados a doenças na próstata, como: dificuldade ao urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato e presença de sangue na urina.

Alguns fatores de risco para essa doença são:

  • Ter mais de 50 anos;
  • Casos de câncer de próstata na família;
  •  Ter pele negra;
  •  Apresentar sobrepeso ou obesidade;
  • Manter hábitos que não são considerados saudáveis, como má alimentação, sedentarismo, excesso de bebidas alcoólicas ou tabagismo

Visitar o seu médico periodicamente, mesmo que sem sintomas, é de extrema importância para que você viva mais e melhor. Então, deixe seu preconceito de lado e faça um check-up!


Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço