Blog

Dr. Davidson Alba

Semana Nacional do Trânsito

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Semana Nacional do Trânsito

O Brasil é um dos países com maior índice de acidentes de trânsito em todo mundo, e o quinto com maior número de mortes no trânsito. Só para termos uma ideia, a cada 12 minutos, mais ou menos, morre uma pessoa nas estradas e ruas do país. E, além do número alarmante de vidas que se perdem, cerca de 400 mil pessoas ficam com alguma sequela após sofrer um acidente.

Os acidentes envolvendo motocicletas são os mais perigosos, com maior número de mortos ou de pessoas com algum tipo de sequela. Em seguida vêm os acidentes com dois veículos ou mais, e logo atrás com pedestres. Entre os problemas mais comuns derivados dos acidentes estão o traumatismo craniano e lesões na coluna, que podem causar perda total ou parcial da mobilidade.

Cerca de 90% dos acidentes de trânsito estão associados a fatores humanos e apenas 10% a condições ambientais, da via ou do veículo. A prevenção e o cuidado no trânsito são essenciais para diminuir esse número preocupante, e é possível cuidar da sua proteção, colaborando com um trânsito mais seguro e consciente. Esse cuidado pode ser através de medidas simples e obrigatórias, como utilizar o cinto de segurança, não consumir bebidas alcóolicas antes de dirigir, não envolver-se em brigas ou confusões no trânsito, respeitar as leis e os sinais, utilizar equipamentos de segurança necessários e manter seu veículo em dia.

Medidas simples, cuidado e atenção são essenciais para salvar vidas. Faça sua parte, proteja-se, conscientize-se e cuide de todos no trânsito.

*Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).