Blog

Dr. Davidson Alba

O que são cistos aracnoides?

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O que são cistos aracnoides?

Os cistos aracnóides são coleções de líquido localizadas entre a membrana aracnoide e o cérebro. O líquido no seu interior é o próprio líquido céfalo-raquidiano ou líquor, que envolve e protege o restante do sistema nervoso central no crânio e na coluna.

Os cistos aracnoides são de natureza congênita, ou seja, já estão presentes ao nascimento, e se formam devido a um defeito de válvula das membranas aracnoides que facilitam a passagem do líquor para o interior do cisto e dificultam a saída, formando a coleção.

Na maioria dos casos, estes cistos não causam sintomas e são descobertos de modo incidental ao realizar uma tomografia ou ressonância do crânio. No entanto, o cisto pode aumentar de tamanho pelo mesmo mecanismo de válvula pelo qual é formado, ou então apresentar um sangramento em seu interior e, aí, os sintomas aparecem.

O sintomas dependem da localização do cisto e podem ser vários: dor de cabeça, tontura, convulsão ou epilepsia, déficits neurológicos como fraqueza, formigamento, déficit visual ou auditivo, dificuldade de equilíbrio e coordenação, entre outros.

O cisto aracnoide sintomático deve ser tratado com cirurgia. Converse com o especialista a respeito de qual a melhor indicação para o seu caso.