Quando é indicado consultar um neurocirurgião?
quinta-feira, 25 de junho de 2020
O neurocirurgião realiza o diagnóstico, avaliação e tratamento de doenças complexas ligadas ao sistema nervoso. É importante destacar que esse especialista não realiza somente cirurgias, mas também orienta o paciente quanto ao tratamento clínico, que inclui prevenção, diagnóstico, avaliação e ainda tratamento de doenças neurológicas juntamente com outros profissionais.
É importante estar atento a alguns sintomas simples que podem indicar problemas neurocirúrgicos. Os sintomas neurológicos mais comuns que levam um paciente a procurar um neurocirurgião são:
- Dor de cabeça;
- Dores na coluna;
- Desmaios e crises epilépticas;
- Formigamentos e outras alterações da sensibilidade;
- Perda de força (fraqueza);
- Perda de memória;
- Distúrbios do sono;
- Alterações de humor;
- Alterações visuais e alterações da fala;
- Alterações do Estado Mental, perda de memória;
- Tonturas, alterações do equilíbrio;
- Movimentos involuntários;
- Doença de Parkinson.
Ao consultar o neurocirurgião, ele irá avaliar suas condições físicas e histórico clínico, podendo solicitar alguns exames para definir o diagnóstico. Os exames podem ser clínicos – como avaliação de reflexos, força, equilíbrio e sinais vitais – e também laboratoriais – como tomografia, eletroencefalograma, eletromiografia, ressonância magnética. Todos esses exames são de extrema importância para identificar a necessidade de um procedimento cirúrgico ou tratamento clínico.
A avaliação do neurocirurgião é importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico de algumas doenças.
Ao surgir qualquer sintoma mencionado, marque uma consulta e tire suas dúvidas.