O que é Neuralgia do Trigêmeo?

sexta-feira, 5 de junho de 2020

O que é Neuralgia do Trigêmeo?

Neuralgia do Trigêmeo é uma dor facial intensa devido à alguma irritação ou machucado no 5º nervo craniano, o nervo trigêmeo. Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação.

Causas:

A neuralgia do trigêmeo tende a manifestar-se em pessoas de meia-idade e idosos; no entanto, pode afetar adultos de todas as idades. É um quadro mais frequente nas mulheres.

Por vezes, nas pessoas mais jovens, a neuralgia do trigêmeo é consequência de uma lesão dos nervos, causada pela esclerose múltipla. Raramente, a neuralgia do trigêmeo resulta de lesão devido à compressão por um tumor ou uma dilatação (aneurisma) na artéria que irriga um nervo próximo ao cérebro.

Sintomas:

O principal sintoma é a dor intensa, com explosões curtas e repentinas de dor aguda na parte inferior da face. No começo, os choques são mais espaçados e bem rápidos, progredindo ao longo dos dias para choques mais frequentes, seguidos de períodos com bastante dolirimento no local da dor.

Na maioria dos casos, os pacientes acometidos pela Neuralgia do Trigêmeo relatam fatores desencadeantes da dor, como comer, tocar a pele do local, escovar os dentes, mastigar, tocar a região da mandíbula, do maxilar, ou até mesmo falar.

Tratamento:

O tratamento inicial é baseado em medicações como analgésicos comuns e anti-inflamatórios. Medicamentos como anticonvulsivantes, neuropáticos, ou a combinação destes, são usados por neurologistas no combate à neuralgia trigeminial.

A cirurgia de descompressão microvascular (cirurgia Jannetta), pode ser a saída, afinal, não é tão fácil controlar as dores da Neuralgia do Trigêmeo. Existem procedimentos percutâneos, menos invasivos, como a risotomia percutânea por balão, ou a termocoagulação por radiofrequência.