Blog

Dr. Davidson Alba

9 dicas para tirar bom proveito da quarentena

quarta-feira, 1 de abril de 2020

9 dicas para tirar bom proveito da quarentena

Para evitar maior propagação do novo coronavírus, a melhor forma é ficar dentro de casa e evitar aglomerações. Isso porque o vírus é transmitido como uma gripe, sendo de proliferação é muito rápida e fácil. Os grupos de risco são os idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica e/ou doença cardiovascular, sendo necessário redobrar as medidas de higienização.

Muitos trabalhadores estão, durante a quarentena, sob o regime de home office, já outros foram dispensadas de suas atividades até segunda ordem. Por isso, pensando em você que está ficando mais em casa, elaboramos 9 dicas para aproveitar melhor este tempo e tirar um bom proveito de uma situação adversa e atípica:

 

1. Aprenda um novo idioma

Que tal exercitar o seu cérebro com um novo idioma? Além de ser um recurso de fácil acesso, os cursos de línguas estão disponíveis em muitas plataformas digitais. Inglês, francês ou espanhol sempre estão em alta entre os brasileiros, e você pode até se arriscar no russo ou japonês, o que acha?

 

2. Faça cursos on-line

A tecnologia permite que nos aperfeiçoemos mesmo sem sair de casa. Com o intuito de incentivar as pessoas a ficar em casa, muitos profissionais têm intensificado seu conteúdo digital. Assim, são muitas opções de cursos de diversos segmentos, como de educação financeira, yoga, idiomas, cozinhar, marketing, fotografia e muito mais. Seja para sua área de atuação ou por hobby, pesquise sobre qualquer assunto que, com certeza, você encontrará algo!

 

3. Crianças em casa? Muitas atividades!

Com crianças em casa, é necessário se reinventar praticamente todos os dias. Porém, ideias não faltam! Experimente improvisar um acampamento na sala, com cabanas de lençol e almofadas pelo chão. Ou, quem sabe, na hora de cozinhar, chame as crianças! É uma excelente oportunidade de integrá-las às atividades da casa. Você pode também desenhar com os pequenos experimentando diferentes materiais: tinta guache (não tóxica), lápis de cor, giz de cera e diversos outros tipos são ótimos estímulos para a criança estimular a criatividade.

 

4. Idosos necessitam de cuidados e atenção

Muitos idosos moram sozinhos e são resistentes a ficarem em isolamento, pois ir ao mercado, farmácia ou banco eram atividades que faziam parte da rotina e que davam movimento ao dia a dia. Porém, enquanto grupo de risco, o aconselhável é que filhos, netos e amigos estejam presentes para o desenrolar dessas atividades. É interessante também sugerir atividades físicas, incentivar a fazer palavras cruzadas, indicar livros. Conexões são fundamentais para os idosos se sentirem cuidados e queridos. Caso queira preservá-los da exposição, ensine-os a mexer no celular para conversar via videochamada!

 

5. Melhore a sua alimentação

Coloque alimentos mais saudáveis na sua rotina, higienize-os bem e aproveite o tempo em casa para comer com mais calma. Quem sabe até você arranja um tempo para descobrir umas receitas novas para se sentir mais motivado a comer melhor? Não esqueça também de beber água, a hidratação é essencial.

 

6. Chegou a vez da estante de livros

Talvez seja este aquele momento de desbravar sua estante de livros! Aproveite para ler todas aquelas obras adquiridas em promoções, sebos e viagens. Você pode também aproveitar o tempo para ler revistas, blogs ou artigos. Ter curiosidade sobre algum assunto é o primeiro passo para iniciar uma leitura, uma prática que nos traz conhecimento e rende boas conversas!

 

7. Comece uma atividade física

Nesse período de isolamento, é importante manter a saúde em dia. Para isso, existem diversas opções para praticar exercícios em casa, como vídeos e aplicativos. Muitos personal trainers estão montando cursos online para que as pessoas se exercitem durante a quarentena.

 

8. Arrume o guarda-roupa!

Fale a verdade, você (nem ninguém) nunca tem tempo de arrumar o guarda-roupa. Tudo bem, é normal. Porém, você sabe que nele existem peças em desuso, outras até mesmo descosturadas. Filtre e selecione aquelas que você ainda usa, as que não têm mais conserto e as que você não usa, mas que estão em bom estado e podem ir para doação.

 

9. Faça videochamadas

As ligações por vídeo são fundamentais para manter o estreitamento com as pessoas próximas. Nesses momentos, você pode até deixar o assunto “coronavírus” de lado e procurar compartilhar o que anda fazendo, mostrar seus animais de estimação, contar alguma novidade, enfim, fazer com que o contato seja prazeroso e agradável.

 

Por fim, mas não menos importante: nunca esqueça de você e da sua saúde mental. E lembre-se: este é um momento pelo qual o mundo inteiro está mobilizado, e vamos superá-lo com a colaboração e solidariedade de todos.