Cirurgia endoscópica da coluna. O que é e como funciona?
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
A cirurgia com endoscópio é um processo onde o médico consegue enxergar através de uma câmera acoplada ao sistema e pode "olhar" para qualquer direção a partir do canal de trabalho, com toda a nitidez de um monitor Full-HD, ou seja, de alta qualidade e com a luminosidade ideal controlada.
A endoscopia é, portanto, uma técnica de mínima invasão e mínima agressividade, que permite visualizar o local exato da doença com um grande aumento através de monitores de alta definição.
As principais vantagens do uso do endoscópio são:
- Cirurgia realizada com anestesia local e sedação, não necessita de anestesia geral como a cirurgia tradicional;
- Equipe médica e paciente conversam normalmente durante a operação;
- Não há limite de idade ou de condição física para ser operado; na cirurgia tradicional, por ser necessária a anestesia geral, muitos pacientes com outras doenças não podem ser operados;
- Incisão menor na pele, sangramento mínimo e procedimento mais rápido;
- Menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida, baixa taxa de infecção e retorno mais rápido ao trabalho;
- Alto índice de sucesso, definido o êxito como retorno imediato às atividades diárias.
Durante o procedimento, geralmente é utilizado um aparelho de laser ou de radiofrequência, portanto muitos conhecem este procedimento como "cirurgia de hérnia de disco a laser".
A endoscopia para cirurgia da coluna não é apenas um procedimento, mas sim uma técnica cirúrgica que além das inúmeras vantagens, constitui uma maneira revolucionária de enxergar o problema. Assim como algumas décadas atrás o microscópio cirúrgico trouxe melhoria nos resultados operatórios e o endoscópio revolucionou a gastrocirurgia e neurocirurgia.
Fonte: Neurocirurgia.com