Um novo capítulo na neurocirurgia regional: a primeira cirurgia para doença de Parkinson é realizada em Santa Maria

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Grandes realizações vêm de grandes esforços. No dia 23 de novembro de 2019 pudemos concretizar o sonho de trazer o tratamento cirúrgico dos distúrbios de movimento, em especial da doença de Parkinson, para a nossa Santa Maria. É com muita alegria que, a partir de então, pode-se buscar devolver dignidade e dar esperança de quem a doença já as tirou.

A terapia de estimulação cerebral profunda me conquistou há seis anos, quando participei pela primeira vez de uma cirurgia desse tipo, ainda durante a residência. Testemunhar o impacto positivo na vida de um paciente que há anos vem sofrendo pela incapacidade - mais ainda, fazer parte, digamos, da “solução” do problema - é apaixonante, ainda mais fazendo uso de tecnologias refinadas e equipamentos de precisão, com homem e máquina unidos num mesmo propósito.

Sou grato a Deus por esse momento muito especial, dentre tantos que Ele tem nos proporcionado. Ao Dr. Paulo Franceschini, grande neurocirurgião funcional e amigo desde a residência no Hospital São José da Santa Casa de Porto Alegre, que trouxe sua expertise, aprimorada no The Walton Centre, abrilhantando sobremodo o procedimento. À Clínica de Anestesia de Santa Maria, na pessoa do Dr. Renato Dias jr., que abraçou o desafio do pioneirismo de hoje e o fez com maestria. Ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e seus colaboradores, já que seu cuidado e dedicação pelos pacientes construíram parte da estrada para podermos caminhar até o destino de hoje. Enfim, meu muito obrigado a todos que, mesmo não citados nominalmente, fizeram parte disto de alguma forma e se alegram conosco!